Dr. Mauro Buchala

Como manter o peso ideal após emagrecer

7 março, 2025

Como manter o peso ideal após emagrecer: 7 dicas essenciais

Você conseguiu emagrecer, mas agora vem um dos maiores desafios: manter o peso conquistado. O famoso efeito sanfona pode ser frustrante, mas com uma estratégia certa, é possível manter os resultados a longo prazo. Aqui estão 7 dicas essenciais para te ajudar nessa jornada.

1. Continue comendo de forma equilibrada

Muitas pessoas voltam a ganhar peso porque enfrentam uma dieta como algo temporário. O segredo é adotar uma alimentação saudável como um estilo de vida . Priorize proteínas magras, vegetais, frutas, gorduras saudáveis ​​e evite o excesso de açúcar e ultraprocessados.

2. Faça refeições regulares

Pular refeições pode parecer uma forma de compensar excessos, mas na prática, isso pode desregular o metabolismo e aumentar a fome, levando a exageros nas próximas refeições.

3. Mantenha uma rotina de exercícios

A atividade física não serve apenas para perder peso, mas também para mantê-lo. Os exercícios aeróbicos (como caminhadas e corridas) ajudam a queimar calorias, enquanto a musculação preserva e aumenta a massa magra, acelerando o metabolismo.

4. Durma bem

A falta de sono aumenta a produção de hormônios que estimulam o apetite, como o cortisol e a grelina , e reduz a produção de leptina , que controla a saciedade. Dormir entre 7 e 9 horas por noite é essencial para equilibrar o metabolismo.

5. Controle o estresse

O estresse estressante pode levar ao ganho de peso, pois aumenta os níveis de cortisol, favorecendo o acúmulo de gordura abdominal. Práticas como meditação, respiração profunda, hobbies e momentos de lazer ajudam a controlar o estresse.

6. Hidrate-se bem

Beber água suficiente ajuda a regular o metabolismo, elimina toxinas e reduz a fome emocional. Muitas vezes, a sede é confundida com fome, levando a excessos alimentares desnecessários.

7. Mantenha o acompanhamento médico

O suporte de um especialista faz toda a diferença na manutenção do peso. O acompanhamento permite ajustes na alimentação, na suplementação e nos nossos hábitos para garantir que os resultados sejam duradouros.

 

Tratamento de Emagrecimento

18 julho, 2024

Método RPO

 

Emagrecimento

8 julho, 2024

Tratamento de Obesidade

 

Emagrecimento

8 julho, 2024

Efeito Sanfona no Emagrecimento

 

Emagrecimento

7 julho, 2024

Redução de Peso Otimizada

 

Rejuvenescimento íntimo

19 março, 2024

Rejuvenescimento íntimo, estética íntima ou harmonização genital

O genital que pode ser tratado inclui:

1) Monte pubiano ou de Vênus, área abaixo do abdome, região onde existe os pêlos

- Flacidez: pode ser trabalhado com bioestimuladores, fios de sustentação e volumizadores, ácido hialurônico ou gordura

-Excesso de volume: lipoaspiração

2) Clítoris: excesso de volume, corrigido cirurgicamente

3) Pequenos lábios

-Assimetria: corrigido com volumizadores ou cirurgia

-Excesso: correção cirúrgica

4) Grandes Lábios: pode ser utilizado bioestimulador e preenchimento com ác hialurônico ou gordura

5) Intróito vaginal:

-Físsuras e ressecamento: infiltração com ác hialurônico

-Flacidez: cirurgia

6) Rotura e frouxidão da musculatura, principalmente pós-parto vaginal, tem indicação de correção cirúrgica

Escurecimento do genital pode ser clareado com peelings


 

Implante hormonal

18 março, 2024

Existem implantes absorvíveis, duração de até 6 meses, e inabsorvíveis, necessário a retirada após 1 ano de uso.

A vantagem da terapia hormonal através de implantes, está na comodidade no uso, não necessita lembrar de tomar ou aplicar; mantém níveis no sangue mais constante, portanto, agindo de forma melhor.

Quando existe queixas associadas aos baixos níveis do hormônio, essa forma de reposição é bem tolerada.

Algumas doenças nas mulheres, principalmente a endometriose, tem benefício com o uso da gestrinona, que causa bloqueio da menstruação e alívio da dor, caso essa mulher realize exercício de resistência, como musculação, terá benefício no desenvolvimento da musculatura também


https://www.instagram.com/reel/C3VgRcsgcnG/?igsh=YWtkdnRnMHpucG4=


 

Terapia hormonal

17 março, 2024



A terapia hormonal se faz necessária em diversas situações, vou citar algumas:

Na mulher, tem indicação em mioma, tensão pré-menstrual, endometriose , anticoncepcional, queda de libido, climatério e menopausa

Miomas podem ocasionar fluxo e cólica menstrual intensos

Endometriose pode gerar dor intensa, interferindo na qualidade de vida.

A tensão pré-menstrual, quando acentuada, faz com que a mulher fique com sintomas de irritabilidade, impulsiva e dor nas mamas, muitas vezes de forma incapacitante

A queda de libido é multifatorial, sendo necessário uma investigação sobre o relacionamento com o parceiro, estresse importante, causas psicológicas como depressão e uso de alguns medicamentos, inclusive os antidepressivos. Pode ter relação com alterações hormonais, principalmente a testosterona

Na fase de climatério e menopausa, algumas mulheres podem ter sintomas de ondas de calor, irritabilidade, insônia, falta de disposição, que são influenciados pela qualidade de vida, alimentação saudável e atividade física regular.

No homem, tem indicação, quando existe a baixa da testosterona, na baixa da libido, dificuldade de ereção, cansaço fácil, perda de massa muscular

A terapia hormonal pode ser realizada de forma prática através de implantes, colocados abaixo da pele, com anestesia local, em consultório, recuperação rápida, retorno rápido as atividades do dia-dia, com duração que pode variar de 6 a 12 meses.